quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Previsão do Tempo com o Nasa World Wind

Acho que todo mundo usa o Google Earth hoje em dia, mas vocês lembram quem começou a brincadeira de um globo 3D renderizado com informações de satélite?

Pois é, foi o “Nasa World Wind” que usa os mesmo satélites disponibilizados pela NASA para o funcionamento dos aparelhos de GPS quem começou toda essa brincadeira. O Google claro melhorou a ferramenta em muitos aspectos, como por exemplo, a partir de uma determinada aproximação passa a usar fotos aéreas para a renderização da superfície terrestre observada pelo usuário, assim aumentando a resolução para o usuário.

Mas o Nasa ainda tem outras vantagens sobre o Google Earth, quanto a tipos de visualização, como visualizações que destacam através de cores regiões mais ou menos populosas, ressaltando as bacias hidrográficas, etc...

Outro grande diferencial deste software é que alem de vermos a superfície da Terra também podemos ver a de Marte, Vênus, Júpiter ou da nossa Lua, não é super cool?



Vale a pena ressaltar que o NASA World Wind é um software livre e que atualmente, o programa continua sendo aprimorado pela agência americana, em conjunto com a comunidade do software livre.

O que realmente me chamou mais a atenção neste software, foi o que me dei conta hoje quando abri o Nasa depois de ter verificado a posição do tempo com as imagens de satélite atualizadas em tempo real do CPTEC (http://www.cptec.inpe.br/) Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, o qual faz parte do INPE (http://www.inpe.br/) Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Vejam nas figuras abaixo o que constatei, as imagens coincidem com o posicionamento das precipitações (nuvens). Portanto para saber se vai chover ou não basta dar uma girada no globo e verificar como esta o tempo em tempo real em qualquer parte do mundo.




Clique aqui para acessar o site do Nasa Word Wide.

4 comentários:

Anônimo disse...

For most up-to-date information you have to go to see the web and on
world-wide-web I found this site as a finest website for most up-to-date updates.


my web-site :: garbage disposer

Anônimo disse...

Hello my loved one! I wish to say that this article is amazing, nice written and
come with almost all vital infos. I'd like to peer more posts like this .

Here is my weblog ... honda s2000 for sale distributors

Anônimo disse...

I always emailed this webpage post page to all my associates, because if like
to read it next my friends will too.

Here is my web-site; how to exercise

Anônimo disse...

Its like you read my mind! You appear to
know so much about this, like you wrote the book in it
or something. I think that you can do with some pics to drive the message home
a little bit, but instead of that, this is fantastic blog.
An excellent read. I will certainly be back.

My web site - 2004 mazda rx8 engine