quinta-feira, 12 de abril de 2007

XBOX 360 ELITE, WII, PS3 e a indústria de jogos



O mercado de games é enorme, todos sabem disso. ano após ano, a indústria dos jogos lucra mais que hollywood, por exemplo. É sabido que isso vem acontecendo também pela crescente gama de jogadores, ou seja, o pessoal da primeira geração, pong , atari, etc envelheceu, mas ainda joga. Há estilos de jogos muito mais complexos que atendem esse pessoal . Junte isso à todos os molequinhos ávidos por um joguinho e você tem um mercado consumidor enorme.

Numa indústria dominada por muitos anos pela nintendo (que tinha como principal rival a sega), tivemos o surgimento do playstation da sony no meio dos anos 90. Fruto de um projeto que deveria ser realizado em parceria com a nintendo - na época completamente avessa às mídas digitais - o PS se tornou número um na chamada quinta geração. Seguiu-se anos de domínio da sony que contribuiram para fracassos sucessivos das rivais (coloque nessa sacola sega saturn, dreamcast, nintendo 64, game cube) e para o maior sucesso de vendas da história dos videogames: Playstation 2. O videogame vendeu mais de 100 milhões e continua vendendo absurdamente bem . Chegou-se ao ponto de misturar nas cabeças do pessoal a idéia de que videogame é PS. Coisa parecida com o que acontece na cabeça de alguns na relação computador->windows.

A questão é: o que uma empresa faz quando tem uma base instalada enorme e fãs fervorosos de uma marca? se você pensar na sony, a resposta é "pega tudo e joga fora". O salto alto da sony é tão evidente na nova geração de jogos, que está pondo tudo a perder com o seu Playstation 3. Desde a estratégia mundialmente criticada de usar blu-ray como única mídia, o que levou o custo do console e jogos nas alturas, até um processador caríssimo que em tese é fenomenal, mas que ninguém consegue extrair resultado até falta de apoioS das software houses que migraram para o xbox 360, lançado um ano antes e com uma base instalada já muito maior.

O erro da sony foi achar que os clientes comprariam qualquer coisa. Comprariam qualquer videogame, a qualquer hora, por qualquer preço. O wii, videogame da nintendo que tem tudo pra sair como vencedor da geração, achou um nicho diferente, nos jogadores casuais, e custa 250 dólares. o XBOX 360, lançado no fim de 2005, pegou os jogadores hardcore órfãos de nova tecnologia e deu uma "casa" pra eles, por 399 dólares.

Porque essas pessoas comprariam algo por 600 dólares? apenas pela marca? sim, foi o que a sony pensou. Mas após o fracasso nos estados unidos, o lançamento melancólico na europa (onde lojas abriram a meia noite, chamaram seguranças, montaram grades nas ruas e apenas 50 consoles foram vendidos), sobra pra sony olhar pra microsoft e nintendo, colocar o pé no chão, chorar as mágoas para o pessoal e esperar conseguir reverter o jogo

Não há dúvidas da força da marca playstation, em países como o nosso isso é evidente, mas uma estratégia errada alida ao uso de tecnologias erradas fez a divisão de videogames da sony, que anda perdendo centenas de milhões a cada quarter, começar a tentar correr atrás do tempo e desarmar a bomba relógio que eles próprios criaram.

tecnologias usadas na hora certa alidas a boas idéias, como o novo xbox 360 elite ou o fenômeno wii, são sempre melhores do que um emaranhado de hype e tecnologias sem sentido. acorda sony!!!!!

Um comentário:

Renato P7 disse...

A Nintendo fez ano passado uma propaganda bem engraçada comparando o Wii com o PS3. Dá uma olhada:
http://xenomorfico.blogspot.com/2008/06/alma-do-negcio.html