domingo, 10 de fevereiro de 2008

O Incompreendido profissional de TI

Saudações a todos.

Nesse primeiro post da nova era do IT2day gostaria de trazer informações cujo conteúdo esclareça a muitos sobre as diferentes tarefas desempenhadas pelos diferentes profissionais de TI.

Aqui na empresa fizemos uma breve pesquisa sobre o que significa a sigla T.I., por incrível que pareça, mais da metade dos colaboradores acha que significa "Técnico de Informática", sem menosprezar os colegas responsáveis por dar suporte e sanar problemas físicos das máquinas e de sistemas operacionais, a Tecnologia da Informação é muito mais abrangente possuíndo tarefas bem distintas para os diferentes profissionais da área.

Segue uma breve lista das diferentes profissões relacionadas com T.I.:
  • Administrador de Redes: Instalação, configuração e manutenção dos Sistemas Operacionais do serviços implementados; pesquisa de soluções de tecnologia; apoio à área de desenvolvimento de aplicações; suporte de último nível para as equipes de apoio aos usuários; configuração e manutenção do nível de segurança da rede.
  • Administrador de Banco de Dados (DBA): Manutenção e aperfeiçõamento de bancos de dados, alterações na estrutura das tabelas e bancos para expansão e alteração de sistemas, monitoramento, identificação e correção de falhas de bancos de dados, coordenação de programadores.
  • Analista de Sistemas: levantamento de requisitos do sistema (necessidades de usuários), definição de cronogramas, prototipação e modelagem de dados, desenvolvimento, testes, coordenação de implementação.
  • Analista de Segurança: Responsável pela segurança da rede (equipamento, sistemas operacionais de servidores e clientes e programas utilizados). Também monitora tentativas de invasão e uso indevido dos recursos da rede, além de definir e manter as regras de uso dos recursos computacionais da empresa. Analisa brechas de segurança e tentativas de invasão a sistemas operacionais e equipamento de interconectividade.
  • Suporte Técnico: Profissional encarregado de atender e solucionar problemas de usuários de software e hardware em uma empresa. Realiza o atendimento/apoio ao usuário, instalação de software, configuração de equipamento, diagnóstico e resolução de problemas de software e hardware, configuração e reparos na infra-estrutura da rede, elaboração de relatórios para a gerência de suporte, varredura e eliminação de vírus e backup.
  • Técnico de Hardware: Profissional que faz a manutenção da estrutura de hardware de uma empresa, identificando a causa de problemas nas máquinas (se são de hardware ou de software), e que soluciona os físicos. Realiza a manutenção de computadores, com diagnóstivo e reparo das falhas - encaminhando as de software para os profissionais encarregados.
Existem, é claro, muito mais profissões relacionadas, porém acredito que com as citadas possamos identificar algumas diferenças básicas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Apesar da diversidade de profissões na área de TI e da ignorância de 99,5% das pessoas sobre a importância e a complexidade de nossas atividades (conforme evidenciado pelo colelga Debian), uma característica comum à maioria dos profissionais de TI, que infelizmente nos coloca em "pé de guerra" com os usuários (aqueles 99,5% que citei anteriormente) é a arrogância. Como toda regra, esta também tem exceção, mas infelizmente ainda são poucas, mas é aí que mora o grande diferencial do profissional de TI. Os colegas que entenderem que a tecnologia é um meio e não um fim em si mesma, que tiverem foco nos usuários e em suas necessidades e que tiverem capacidade para dialogar com "dummies" das mais variadas espécies, sem querer provar o tempo todo que sabem de tudo e que os usuários não sabem de nada (apesar de ser verdade) são aqueles que vão se diferenciar na selva que se tornou o mercado de trabalho. Boa sorte a todos (e parabéns pelo post, Debian).
Abração!
Markel