segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

PIRATES OF THE SILICON VALLEY - um filme que todo fã de tecnologia DEVE ver


Escrever sobre um filme muitas vezes é mais difícil do que outra coisa qualquer. é como música, é como livro, envolve o seu gosto, não apenas questões técnicas.

Mas sábado, em procura por artigos sobre o lançamento do Windows Vista para consumidores finais, que ocorre nessa terça (e que abordarei em breve em outro texto), me deparei com um filme que, não entendo o motivo, nunca tinha ouvido falar. Esse filme era "Pirates of the Silicon Valley". Li que o filme tratava a respeito da história da Microsoft e da Apple, mas achei que era apenas algo fantasioso, alguma ficção qualquer tomando como background algo relacionado às duas empresas.

Mas qual foi a minha satisfação ao pegar o filme, e a cada minuto descobrir que não, era realmente SOBRE a história das empresas, com Steve Jobs, Paul Allen, Bill Gates e etc. encarnados na tela. Aí os 90 minutos da fita se tornaram um flash,de tão contagiante que se tornou assistir à película.

A história cobre praticamente 10 anos, do meio dos 70's aos 80's, e de tudo que envolveu a criação das empresas. Não é necessário dizer que qualquer amante de tecnologia adorará ver como bill gates é esperto e sacou as necessidades do mercado ( e como ele consegue "ter" o que quer, seja por quaisquer meios), e como Steve Jobs "prendeu" uma apple que tinha tudo para ser a número 1 do mercado, mas por puro egocentrismo de seu criador, teve problemas e dificuldades (dificuldades essas que duraram muitos anos, até a volta de um Jobs renovado à empresa, em 1997, e consequente injeção de dinheiro da própria microsoft e posteriores lançamento do imac, ibook, ipod..o resto é história.).

Imperdível para qualquer fã de tecnologia, repito. veja esse filme o mais rápido possível e entenda (mesmo que você já conheça a história) que nenhum dos dois criou um S.O. com suporte gráfico, nenhum dos dois era "bonzinho", mas que as duas empresas tem seu mérito e valor histórico por tudo que conseguiram entender e perceber antes de todos os outros.

Nenhum comentário: