terça-feira, 23 de janeiro de 2007

SanDisk lança "HD" de 32 GB para portáteis baseado em memória flash

Com o lançamento do "disco rígido" de 32 GB para computadores portáteis constituído de memória flash, a SanDisk demonstra pretender substituir a tradicional unidade de armazenamento por um dispositivo menor, mais rápido, leve, robusto e confiável, cujo primeiro resultado será permitir que os laptops diminuam ainda mais sua espessura, além de tornarem-se mais rápidos.

Michael Kanellos descreve no CNET News o lançamento da SanDisk: um drive de 32 GB para laptops que armazena informação em chips de memória flash ao invés de em discos magnéticos dos quais são compostos os tradicionais discos rígidos.

Ele informa também que o novo drive está disponível para venda apenas para fabricantes de computadores e que a SanDisk não quis dizer por quanto nem apontar nomes de empresas que já tenham feito encomendas. Todavia, segundo Kanellos, a SanDisk disse que laptops dotados do novo drive flash deverão ser lançados por seus respectivos fabricantes ainda neste semestre.

"Ao contrário dos discos rígidos tradicionais, drives de memória flash não contém partes móveis. Como resultado, os dispositivos flash estão menos propensos a quebrar -- cartões de memória flash resistem a quedas de grandes alturas -- e consomem menos energia. O drive flash da SanDisk pode aumentar a vida útil da bateria em cerca de 10%, disse Doreet Oren, diretor de marketing de produto da SanDisk. O flash também disponibiliza dados mais rapidamente", escreve Kanellos.

Mas a mudança de drives de disco rígido para drives flash tem seu preço: o preço. De acordo com Kanellos, laptops dotados de drives flash serão cerca de US$ 600 (aproximadamente R$ 1300) mais caros.

O SanDisk SSD anunciado nesta data alcança taxa de leitura sustentada de 62 megabytes (MB) por segundo e taxa de leitura aleatória de 7.000 entradas/saídas por segundo (IOPS) em uma transferência de 512 bytes - mais de 100 vezes mais rápido que a maioria dos drives de disco rígido.

Aproveitando esse desempenho, um laptop equipado com um SanDisk SSD pode fazer o boot do sistema operacional Windows Vista Enterprise em meros 35 segundos. Também pode atingir taxa média de acesso a arquivo em 0,12 milisegundos, em comparação com 55 segundos e 19 milisegundos, respectivamente, de um laptop com drive de disco rígido.

Outra vantagem do SanDisk SSD é o baixíssimo consumo de energia em comparação com o consumo de um drive de disco rígido: 0,4 Watt em operação ativa versus 1,0 Watt. Isso é particularmente importante para prolongar a carga da bateria em benefício de usuários em campo.


Fontes: MacPress e Estadão

Nenhum comentário: