quarta-feira, 2 de maio de 2007

And the Webby goes to...

Os fundadores do YouTube, o roqueiro David Bowie e o site de leilões eBay foram anunciados hoje entre os vencedores do Webby Awards, a principal premiação internacional para conteúdos da Internet. Os vencedores do 11º Webby, conhecido como "o Oscar da Internet", foram escolhidos entre um recorde de 8 mil inscritos de 60 países por 400 mil votos do público e um júri de 80 especialistas, que reconheceram a excelência em cerca de setenta categorias.

O Webby Personalidade do Ano foi para Steve Chen e Chad Hurley, os fundadores do site de vídeo YouTube, da Google Inc., pelo papel do site em "transformar o panorama da mídia e remodelar tudo, da política à cultura pop".

Um dos Webbys pelo conjunto da obra foi para David Bowie, por romper os limites da arte e da tecnologia no BowieNet, um provedor de serviços que ele lançou em 1998, em sua companhia de mídia digital UltraStar e em seu inovador site BowieArt. O outro foi para a comunidade de leilões online eBay, que têm 223 milhões de cadastros de compradores e vendedores.

"Nosso objetivo é premiar todo o trabalho na web", disse David-Michael Davies, diretor-executivo dos Webbys, que são oferecidos pela Academia Internacional de Artes Digitais e Ciências. "Os vencedores entrarão para a história como os primeiros astros de uma mídia que já mudou radicalmente o panorama da mídia e do entretenimento."

"lonelygirl15" e "Ask a ninja"
Pela primeira vez, os Webby Awards foram entregues nas categorias filme e vídeo online, publicidade interativa e conteúdo para celular. "Nos últimos dois anos, começamos a ver filmes e conteúdos em vídeo excelentes online, então os juízes nos procuraram e disseram que essa é uma mídia importante que deve ser premiada", disse Davies.

A atriz neo-zelandesa Jessica Lee Rose, conhecida no YouTube como "lonelygirl15", ganhou o prêmio de melhor atriz por seu blog sobre a vida conturbada de uma adolescente chamada Bree que, no final, descobriu-se, não passava de uma farsa.

O prêmio de melhor ator foi para o Ninja da série cômica online Ask a Ninja, criada pelos comediantes de Los Angeles Kent Nichols e Douglas Sarine, que traz um ninja encapuzado respondendo a e-mails em gíria ninja e cujo bordão é "Estou ansioso para matar você em breve".

O prêmio
Os vencedores desta edição do prêmio serão homenageados em cerimônias em Nova York nos dias 4 e 5 de junho, quando poderão fazer um discurso de agradecimento limitado em cinco palavras. Em 2005, o ganhador do prêmio pelo conjunto da obra, Al Gore, ex-vice presidente dos EUA, dirigiu aos juízes as seguintes cinco palavras: "Please, don't recount this vote." (por favor, não recontem o voto).

A lista completa dos ganhadores pode ser vista no endereço www.webbyawards.com/.

Nenhum comentário: