sexta-feira, 1 de junho de 2007

Primeiro Sistema de Geração Tidal é Instalado nos EUA


O sistema de Geração Tidal esteve sob estudos por muitos anos. Antes dele o sistema mais avançado para gerar energia com as forças das marés era o “barrage”, que requeriam a construção de represas através das entradas das baías, estas represas permitiam que os reservatórios enchessem durante a maré alta e a seguir as comportas eram fechadas, e aos reservatórios era permitida a drenagem da água para fora, através das turbinas que assim geravam a energia.

Entretanto, os impactos ambientais destes sistemas, junto com o custo e a ineficiência relativa, afastaram-nos de um desenvolvimento adicional nesse sentido. Há algumas instalações “barrage “ que ainda permanecem em operação no Canadá e na França, mas nenhum projeto novo está sendo cogitado.

O conceito de geração do sistema Tidal funciona basicamente da mesma maneira que acontece a geração de energia com turbinas eólicas. O sistema Tidal é muito mais eficiente na geração de energia que o sistema eólico, pois a densidade da água é muito maior que a do vendo além das marés serem muito mais constantes que as massas de ar.

Um sistema de geração Tidal composto de seis turbinas de 35-kilowatt foi instalado no rio do leste perto do condado de Roosevelt, New York. Esta instalação pretende melhoramentos nesta tecnologia.

Hoje já existem várias companhias desenvolvendo turbinas com a tecnologia Tidal, algumas chegando a capacidade de geração de até 1 Megawatt de Potência.

Nenhum comentário: