quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

ESTAMOS MATANDO A MAGIA DA MÚSICA

gostaria de usar esse espaço para discutir algo com vocês...


eu nasci em 1979, eu vivi minha infância nos anos 80 (sim, estou velho..haha)...
naquela época não existia cd, não existia dvd.nem som nem imagem eram digitais..

uma época onde você não tinha pirataria de vinil.. onde você gravava suas fitinhas mas estava sempre atrás do disco pra ouvir,pra ter, pra pegar e analisar a capa, curtir cada detalhe.

os tempos mudaram, o cd veio, a internet veio e junto com isso a pirataria e download ilegal de músicas.


mas quem sou eu pra dizer "comprem cds a 40 reais na loja" ?

quem sou eu pra ditar que alguém que ganhar salário mínimo nesse país deveria comprar algo que custa 10% do seu ganha pão ?

não é pra esse público que falo.
não é dos cds a 40 reais que falo..

é do pensamento. é da magia que se perdeu na mente das pessoas.

muito do que me tornou amante de música tem a ver com o processo inteiro, e não apenas com ouvir música. é você correr atrás do disco, é você ouvir qualquer coisa de rock que aparecia na sua mão, fosse hard rock, punk, metal, pois simplesmente o acesso à música era muito menor, então na vontade ouvir mais e mais, você ouvia tudo que passasse pela sua frente.

Isso moldou as pessoas, e nos tornou abertas aos estilos. isso nos fez felizes, pois a cada disquinho na mão, uma alegria , que não conseguirei descrever em palavras, nos consumia.



não era apenas ouvir a música, era entender sobre aquilo, era saber do músico, do trabalho que tinha sido feito para que aquele disco estivesse ali na minha mão.



hoje as pessoas simplesmente baixam o cd em minutos, jogam num mp3 player abarrotado de músicas, e ouvem uma duas vezes, e se gostarem muito, provavelmente ouçam um mês, e larguem... podem nem saber os nomes das faixas, pode estar escrito lá "track 1", "track 2" ..não tem mais importância.. como é a capa? quem são os produtores? quem são os compositores? quanto custou pro cara fazer esse trampo que estou ouvindo? não importa...

importa que EU tenha a música, e ouça..como se fosse algo que eu MEREÇO, e que ninguém pode me tirar..



não estou aqui pra ser o salvador do mundo, mas as pessoas estão acabando com a música. com a magia da música. não preciso nem ir longe pra dizer quantos selos undergrounds já morreram. e porque? um cd underground nunca custou mais que 12, 15 reais na mão da galera ou em shows.. 15 reais é muito? ou será que é apenas mais uma desculpa para sempre eu querer "me dar bem" e "não pago 15, se fosse 10 eu pagava" seguido por "não pago 10 se fosse 5 eu pagava" ou qualquer desculpa do tipo..

a velha tática do "eu me dando bem o resto que se foda" já matou muita coisa na música, e continua matando. eu realmente não sei quem acreditaria numa banda underground pra gravar um cd, porque simplesmente é muito mais incerto hoje em dia. ou o cd estoura MESMO(e mesmo assim,vende pouco em comparação a anos anteriores) ou não venderá nada. NADA.. não pagará o custo.

vejam o que era a barulho, e o que é hoje...
quantos cds a urubuz lançava e quantos lança..

os exemplos são infinitos.

portanto, pense...
antes de fazer o seu download, lembre que música é mais do que isso.. e que não é apenas as grandes gravadoras que estão sendo prejudicadas. é o músico da sua cidade. é você mesmo, que ao invés de aproveitar 3 cds, baixa 15 e não ouve nenhum direito, pois se transforma em mais um "arquivo". essa conversa não cola mais...


isso é apenas um toque. não quero que achem que é a verdade absoluta

é um toque de alguém que cresceu ouvindo música. e amando cada aspecto dela, e amando contribuir para que cada vez tivéssemos um mercado melhor.

sem música eu não vivo. mas sem a minha contribuição, a música também não vive...